Heliofant – I, Pet Goat 2 [Animação Simbólica]

theeye_bigI, Pet Goat, que traduzindo livremente seria algo como “Eu, bichinho de estimação”, é um vídeo que rapidamente se tornou viral na internet. O nome é inspirado no livro “The Pet Goat“, o qual Bush estava lendo para um grupo de crianças enquanto os atentados de 11 de setembro de 2001 aconteciam.
Foi elogiado por suas proezas visuais e seu imaginário interessante, porém o vídeo deixou muitos confusos sobre o significado de seus simbolismos, pois é uma bomba de informações metafóricas. No final da postagem vou deixar alguns links de analises bem aprofundas das simbologias da animação, mas já aviso que as mais acuradas e que são aprovadas pelo próprio criador do projeto Heliofant estão nos links em inglês. O próprio site oficial possui analises de algumas cenas, mas como disse, estão em inglês. A unica analise em português decente (no sentido de não ser poluída por fanatismo religioso classificando como algo satânico) que encontrei foi uma tradução de uma postagem em inglês. Se você gosta de mitologia e interpretação simbólica vale a pena conferir os links.

Site Oficial: http://www.heliofant.com/gallery.html

newdawnUma breve explicação sobre o nome do projeto, “Heliofant”. Helio vem do grego Helios, que significa “sol”. A palavra Fant pode parecer de “fantasy”, mas acho mais provável que seja de “infant”, termo inglês que significa: infantil ou infância, com uma conotação de início ou começo. Heliofant significaria então: “Filhos do Sol” ou “Novo Sol”.

Vemos também que o pingo do “i” de Helio, está mais afastado para a direita, ficando próximo ao “O” que está bem ao centro da palavra toda. Acredito que possa simbolizar a órbita da Terra envolta do Sol.

hierofantSobre “FANT”, há também a possibilidade de ter conexão com a palavra Hierofant ou Hierofante que significa literalmente “aquele que explica as coisas sagradas”. É um termo usado para designar os sacerdotes da alta hierarquia dos mistérios da Grécia e do Egito. O “Hierophante” era o revelador da ciência sagrada e chefe dos iniciados. Título pertencente aos mais elevados adeptos nos templos da antiguidade, que eram os mestres e preletores dos mistérios e os iniciadores nos grandes mistérios finais. O Hierofante representava o Demiurgo e explicava aos candidatos à iniciação os vários fenômenos da criação que se expunham para seu ensinamento. Era o único expositor das doutrinas e arcanos esotéricos. Era um intérprete dos mistérios sagrados e princípios arcanos. Apesar dessa conotação histórica, hierofante é um termo que pode ser aplicado a qualquer figura que transmita ensinamento espirituais, papas, padres, xamãs, alquimistas, magos, monges eruditos, e nos tempos atuais, até alguns psicólogos podem entrar nessa. Portanto, Helio-Fant pode significar algo como “Sacerdote do Sol”, “Sacerdotes do Novo Sol” ou “Prenunciador do Novo Sol”.

POSTER_bigNa minha opinião, os personagens são aspectos da nossa própria consciência/mente, como é de costume nas mitologias. Mas as representações vão além, cada símbolo expressa significados profundos, abrangendo os campos da história, política, controle social e espiritualidade.

Legendei o vídeo com o meu ponto de vista, nada muito exagerado. Isso para alguns é visto como um problema, mas entendam, é muita informação e poluir o vídeo com legendas retira o proposito dele, que é a interpretação simbólica, uma maneira de acessar nossa mente inconsciente.

Lembre-se nós não enxergamos as coisas como elas são, mas sim como nós somos.

 

Analises aprofundadas:

 

Postagem Relacionada: Documentário – Os Segredos do Ocultismo 

Compartilhar:

About Bernardo Sommer

Tudo que sei é que nada sei, pois o certo é duvidoso mas a duvida é certa. Mantenho a mente aberta.