A Onda

a_onda_die_welleA Onda é um filme alemão inspirado no livro homônimo de 1981 do autor americano Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda. Obteve sucesso nas bilheterias alemãs e depois de dez semanas, 2,3 milhões de pessoas haviam assistido ao filme.

O filme é baseado em fatos reais e aborda uma crítica interessante em relação ao autoritarismo, mostrando como o ser humano pode ser facilmente manipulado; como a maioria das pessoas são carentes de um líder; a facilidade como nos autossabotamos através das nossas crenças; o modo como as pessoas questionadoras são tratadas com desprezo e também sobre a importância de diferentes perspectivas em um determinado meio.
 
Sinopse:
Um professor com simpatia pelo anarquismo é obrigado a assumir um curso de uma semana sobre autocracia, para alunos do Ensino Médio. Ao perguntar se um regime totalitário poderia existir hoje na Alemanha, percebe o descrédito dos alunos. Resolve, então, realizar um exercício pedagógico para explicar, na prática, como se dá a manipulação ideológica de um conjunto de jovens que sente necessidade de uma liderança forte. O professor Rainer Wenger propõe o exercício de um movimento “unificador” e cria – com a participação entusiasmada dos alunos – símbolos, uniforme, saudações e, com muita sutileza, preconceitos em relação aos que não se sentem à vontade para aderir ao movimento.
 
Filme completo e legendado:



Compartilhar: