Alan Watts

AlanWattsAlan Watts (1915-1973) foi um filósofo, escritor, orador, teólogo e entusiasta da psicologia. Famoso por abordar de maneira lúcida e profunda as diversas mitologias e filosofias orientais de maneira descontraída e não dogmática, ajudou a popularizar o Budismo Zen no ocidente.
Se considerava um “Spiritual Entertainer“, titulo inventado por ele, pois ele não se considerava um mestre, guru, ou educador sobre espiritualidade, por transmitir a sabedoria do Zen de maneira descontraída, sem dogmas, e pelas conotações que esses rótulos carregam, conotações de autoridade sobre determinado assunto, autoridade que ele não julgava ter, tendo em vista que a verdadeira autoridade está dentro de cada um. Se você diz que determinada pessoa tem conhecimento sobre tal assunto, e que a opinião dela faz sentido, essa é a SUA opinião, e é a SUA autoridade definindo isto como sua verdade. Watts apenas levantava questionamentos e duvidas que nos levam até determinadas conclusões, que não concluem nada necessariamente, apenas levantam mais questionamentos. Ficou conhecido como um intérprete e popularizador das ideias e filosofias orientais para o público ocidental.

Escreveu mais de vinte e cinco livros e muitos artigos sobre assuntos como identidade pessoal, a verdadeira natureza da realidade, consciência elevada, o sentido da vida, conceitos e imagens de Deus. Mas sempre se mantendo aberto e falando apenas do que é absolutamente observável por cada um.
Um dos meus filósofos preferidos da “atualidade”, eu absolutamente recomendo a TODOS que estão buscando entender a si mesmos e a realidade que estamos vivenciando.

Nada melhor para conhece-lo do que ver as perspectivas dele, expressadas por ele mesmo.
Abaixo alguns videos que recomendo para conhece-lo:

Palestras completas na seguinte playlist
Nossa imagem do Mundo (1/104)

O Valor da Experiência Psicótica

Alguns livros publicados em Português:

  1. O Espírito do Zen
  2. Sobre o Tabu Contra Saber Quem Você É
  3. Filosofias da Ásia
  4. Cultura da Contra-cultura
  5. O Tao da Filosofia
  6. Taoismo: muito além da busca
  7. Mito e Religião
  8. O Significado da Felicidade

Se você tem mais alguma sugestão de videos legendados ou livros dele mande pelos comentários.

Alan Watts Eye

Compartilhar:

About Bernardo Sommer

Tudo que sei é que nada sei, pois o certo é duvidoso mas a duvida é certa. Mantenho a mente aberta.