Como um celular usado pode salvar as florestas tropicais?

topherwitheO desmatamento de florestas tropicais é uma das principais causas das mudanças climáticas que acontecem no planeta. O problema é recorrente e bastante grave, devido a grande exploração ilegal de madeira, que compromete até mesmo as empresas que exploram madeira de forma sustentável.

Foi pensando nesse problema que o engenheiro Topher White fundou a ONG Rainforest Connection, que promete uma solução inovadora para o desmatamento de florestas, através de um método simples e eficaz, utilizando celulares descartados.

Por meio de um dispositivo criado por White, a ONG vêm transformando simples celulares em sensores capazes de detectar a derrubada de árvores apenas pelo som das motosserras. O aparelho é instalado em uma árvore e funciona dentro de uma caixa à prova d’água, além de ser acoplado a placas de energia solar para manter a bateria carregada.

Dentro dos celulares há um aplicativo especial que sabe diferenciar os variados sons da natureza com o som da motosserra. Ao detectar o barulho da máquina o dispositivo dispara um torpedo para os usuários do site, que recebem o alerta em tempo real com o local onde ocorre o desmatamento, podendo avisar a guarda florestal mais próxima.
 

O projeto além de promover a reciclagem, têm demonstrado resultados satisfatórios no combate aos madeireiros ilegais, mas por enquanto está em fase de testes na Sumatra. Felizmente tudo está correndo conforme o planejado, a ideia da Rainforest Connection é adquirir mais celulares usados e implantar o dispositivo em outras florestas tropicais do mundo.

O engenheiro responsável pela criação do sistema, Topher Withe, apresenta mais detalhes do projeto nesta palestra pelo TED.
 
Confira na íntegra:

 



Compartilhar: