Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade

CowspiracyCowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade é um documentário onde é revelada a verdade sobre a indústria que mais tem destruído o planeta: a agropecuária.

Não existe mais nenhuma indústria que prejudique tanto o planeta como o consumo de carne, mas esta continua quase sem contestação. É o maior responsável pelo desmatamento, consumo e poluição de água, é responsável por mais gases de efeito estufa do que o setor de transporte, e é o principal motor da destruição da floresta, extinção de espécies, perda de habitat, erosão dos solos e praticamente todos os outros prejuízos ambientais.

Ao longo do documentário, assistimos à ousada procura da verdadeira solução para as questões ambientais e caminho para a sustentabilidade, bem como o enorme trabalho de investigação na descoberta da razão pela qual as principais organizações ambientais do mundo têm medo do discutir o tema.

É de louvar o enorme trabalho feito pelos cineastas Kip Andersen e Keegan Kuhn que se aventuraram num assunto bastante polêmico e superaram inúmeros obstáculos pelo enorme sigilo existente em torno deste tema, para que a verdade sobre o impacto ambiental da pecuária industrial seja conhecida pelo maior número de pessoas.

Você se considera uma pessoa ambientalista? Se preocupa com as florestas, com os mares, com a dizimação de espécies selvagens, com o que acontece com o ar que respira, a água que bebe, com a sobrevivência de seus filhos e netos, com o poder que corrompe os governos e que deixa milhões de pessoas na fome?

Esse é então um dos principais filmes (senão o principal) que você deveria assistir. Cowspiracy é um dos documentários mais recomendados e bem avaliados pelo público, imprescindível para quem se importa com o futuro do planeta. Você pode assisti-lo abaixo.



 
Alguns dados curiosos que se adquirem com o documentário:

  • A pecuária e seus derivados são responsáveis por, pelo menos, 32 mil milhões de toneladas Co² por ano, ou 51% de todas as emissões de gases com efeito estufa em todo o mundo;
  • Cultivar colheitas de alimentos para o gado consome 56% de água nos EUA;
  • Um hambúrguer exige 660 litros de água para produzir, o equivalente a dois meses de banhos de chuveiro;
  • 2.500 litros de água são necessários para produzir 1 kg de carne;
  • Os cientistas estimam que até 650.000 baleias, golfinhos e focas são mortas a cada ano por navios de pesca;
  • A agropecuária é responsável por 91% da destruição da amazônia;
  • Mais de 6 milhões de animais são mortos por hora para alimentação humana;
  • Por dia, uma pessoa que come uma dieta vegana poupa 1.100 litros de água, 45 quilos de cereais, 2,79 m² de terrenos florestais, 9 kg de Co² e a vida de um animal.

 
Confira o filme completo:


(Texto adaptado | Via: Foca-te)

Compartilhar: