Heliofant – I, Pet Goat 2 [Animação Simbólica]

POSTER_bigI, Pet Goat, que traduzindo livremente seria algo como “Eu, bichinho de estimação”, é um vídeo que rapidamente se tornou viral na internet. O nome é inspirado no livro “The Pet Goat“, o qual Bush estava lendo para um grupo de crianças enquanto os atentados de 11 de setembro de 2001 aconteciam.

Foi elogiado por suas proezas visuais e seu imaginário interessante, porém o vídeo deixou muitos confusos sobre o significado de seus simbolismos, pois é uma bomba de informações metafóricas. No final da postagem vou deixar alguns links de analises bem aprofundas das simbologias da animação, mas já aviso que as mais acuradas e que são aprovadas pelo próprio criador do projeto Heliofant estão nos links em inglês. O próprio site oficial possui analises de algumas cenas, mas como disse, estão em inglês. A unica analise em português decente (no sentido de não ser poluída por fanatismo religioso classificando como algo satânico) que encontrei foi uma tradução de uma postagem em inglês. Se você gosta de mitologia e interpretação simbólica vale a pena conferir os links.

Site Oficial: http://www.heliofant.com/gallery.html

Legendei o vídeo com o meu ponto de vista, nada muito exagerado. Isso para alguns é visto como um problema, mas entendam, é muita informação e poluir o vídeo com legendas retira o proposito dele, que é a interpretação simbólica inconsciente ou semi-consciente, uma maneira de acessar aquilo que está ocultado de nossa consciência. O interessante é que nunca enxergamos as coisas como elas são de fato, mas vemos como um reflexo daquilo que há dentro de nós mesmos.

tumblr_lm0lpy3O1R1qemyeho1_400Abaixo farei uma analise um pouco mais aprofundada, dentro do que eu entendo das simbologias expostas.

Sobre o nome do projeto, “Heliofant”. Helio vem do grego Helios, que significa “Sol”. A palavra Fant pode parecer de “fantasy”, mas acho mais provável que seja de “infant”, termo inglês que significa: infantil ou infância, com uma conotação de início ou começo. Heliofant significaria então: “Filhos do Sol” ou “Novo Sol”. Vemos também que o pingo do “i” de Helio, está mais afastado para a direita, ficando próximo ao “O” que está bem ao centro da palavra toda. Acredito que possa simbolizar a órbita da Terra envolta do Sol.

hierofantEm relação a “FANT”, há também a possibilidade de ter conexão com a palavra Hierofant ou Hierofante que significa literalmente “aquele que explica as coisas sagradas”. É um termo usado para designar os sacerdotes da alta hierarquia dos mistérios da Grécia e do Egito. O “Hierophante” era o revelador da ciência sagrada e chefe dos iniciados. Título pertencente aos mais elevados adeptos nos templos da antiguidade, que eram os mestres e preletores dos mistérios e os iniciadores nos grandes mistérios finais. O Hierofante representava o Demiurgo e explicava aos candidatos à iniciação os vários fenômenos da criação que se expunham para seu ensinamento. Era o único expositor das doutrinas e arcanos esotéricos. Era um intérprete dos mistérios sagrados e princípios arcanos. Apesar dessa conotação histórica, hierofante é um termo que pode ser aplicado a qualquer figura que transmita ensinamento espirituais, papas, padres, xamãs, alquimistas, magos, monges eruditos, e nos tempos atuais, até alguns psicólogos podem entrar nessa. Portanto, Helio-Fant pode significar algo como “Sacerdote do Sol”, “Sacerdotes do Novo Sol” ou “Prenunciador do Novo Sol”.

Agora, sobre o vídeo, peço desculpas de antemão pelo excesso de parenteses, mas são muitas possibilidades e escrever sobre algo tão amplo e relativo é um pouco complicado, fui tendo vários novos pensamentos enquanto via o vídeo e escrevia simultaneamente, por esse motivo o texto abaixo vai ser descrito em ordem cronológica. Também vou deixar alguns vários símbolos que estão na parede e em alguns outros locais, ou porque não os vi ou porque o links que deixei no fim do texto abordam eles.

Para contextualizar, podemos dizer que alguns personagens são como arquétipos Junquianos, representações primordiais que estão embutidas no DNA humano (como a Sombra, O Desperto, O Dançarino, A Morte, etc.), outros personagens são figuras reais, e alguns acontecimentos se referem a acontecimentos no “mundo real”, mas sempre mostrando as consequências no mundo interno.

2-1Então vamos ao ponto, o vídeo começa com um bode preso em uma caixa e sendo hipnotizado, em sua testa tem um 666 tatuado, este provavelmente representando as pessoas que se prendem em caixas (seja de maneira intelectual/emocional ou fisicamente) e assim ajudam a sustentar o sistema em seus vários aspectos, este personagem é o tal “bichinho de estimação” (in: pet goat).

sadness_bigNa cena seguinte vemos os “mestre dos fantoches”, usando um anel com o sinal do dinheiro e manipulando o presidente Bush (que eventualmente se tornará no Obama, ou seja, apenas mais um politico fantoche), em um cenário que remete ao dia 11 de setembro de 2001, exatamente durante os ataques. Bush faz uma dança onde ele assusta as crianças (talvez nós espectadores?), após a luz em forma de estrela focar nele (a luz da consciência) ele se vê pressionado e começar a fazer o que os norte-americanos chamam de “blame game“, o jogo da culpa, onde a culpa é jogada de um lado pro outro sistematicamente, e no fim o que precisa ser feito para corrigir seja qual for o problema é postergado ou nem é realizado. O “chapéu de burro” na cabeça de Bush representa a visão publica dele, que agora é trocada por um que supostamente representa “esperança”. Obama é o “cool guy“, passa confiança em sua postura, uma maneira de novamente seduzir o publico.

ipetgoat17-e1341589985340Mas a nossa “Alice” começou a despertar, ou como diz no site “Lily”. O site também comenta que esses eram o seus pensamentos: “Essa maça não é minha”, ela pensou. Ela pertence a outro/outra.” (in: “This apple is not mine”, she thought. “It belongs to someone else.”). Sendo a maça a representação do conhecimento, mas não a sabedoria de integrar as coisas, justamente o conhecimento do “bem e do mal”, da perspectiva que segrega a existência em pedaços, cria categorias, preconceitos, e tira a inocência da criança. Notem que todas as crianças, com exceção de Lily, estão presas por arame farpado e parecem ser apenas objetos e não pessoas reais. Quando ela larga a maça, esta se divide em duas, acima de duas letras pintadas no chão, L e C, possivelmente
Lucifer e Cristo, os dois filhos de Deus, os dois polos da maça se unem e se tornam numa Lótus, que na cultura oriental uma de suas representações é a purificação. Na mesma imagem o pé de Obama está sobre uma moeda, simbolizando o controle sobre a economia financeira. A purificação assusta o fantoche, e somos levado para fora da primeira caixa. Enquanto saímos aparece pichado na parede da escola uma passagem bíblica de Salmos 23:4 “Mesmo que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, pois tu está comigo.”, a bandeira dos estados unidos rasga enquanto o World Trade Center queima e desmorona no fundo. O dançarino usa a primeira mascara a do “Tristeza/Sofrimento” e supostamente se suicida.

Pet Goat 3A figura de “cristo” que aparece a seguir é descrita no site como “Fogo da Verdade” e diz que somos nós quando buscamos o entendimento de nossa conexão com a humanidade. Ele é levado pelo barco de Anubis (Deus egípcio encarregado de levar a alma dos que morrem para o além) para uma viagem no interior de algo, provavelmente a mente humana. Osama Bin Laden aparece com o emblema da CIA (ou seja um fantoche deles) em seu peito, guiando soldados vendados para a tal “guerra santa”, que logo se demonstra estar relacionada com o petróleo. Vemos a Estatua da Liberdade desmoronar sobre uma estrela de Davi, simbolo associado com Israel, que provavelmente representa a queda a ilusão norte-americana de “liberdade através da guerra”, pois não apenas os cidadãos dos EUA ficaram cientes das incoerências dos atentados de 9/11, mas o mundo todo.

theeye_bigNa cena seguinte vemos um embrião (talvez represente a raça humana) sendo controlado por uma criatura reptiliana ligada a uma televisão chamada Drako. Drako vem do grego antigo que significa “dragão” ou “serpente”, esta pode representar o lado humano mais primitivo, o chamado “cérebro reptiliano”, que contém as ações fundamentais de sobrevivência, bater ou correr, basicamente o medo, o ainda pode representar literalmente entidades reptilianas multidimensionais que controlam a nossa realidade, mas não vamos entrar nisso. A serpente observa o desenvolvimento do bebe obsessivamente, provavelmente absorvendo a sua energia vital. Voltamos brevemente ao “Fogo da Verdade” para ver que ele se encontra perturbado pelos pensamentos causados por Drako. Ludovic (talvez seja também o bebe preso no ovo das imagens anteriores) se encontra em um estado semi-sonambulo, sofrendo constantemente pelos pensamentos causados pelo ser reptiliano. Em seus olhos vemos coisas como “petróleo, queda do mercado, guerra”, só problemas, aqueles que a mídia mainstream adora nos bombardear.

explosao sinagogaAgora vem uma questão controversa, vemos um ataque que destrói uma sinagoga, alguns sugerem que é um ataque de falsa bandeira para iniciar a terceira guerra mundial. Outros vão mais longe e dizem que é um ataque ataque de falsa bandeira, mas usando tecnologia não conhecida pelo publico ele deveria parecer extraterrestre, mas na verdade seria uma invenção do governo oculto para criar um inimigo em comum entre todos, o que iria unir a humanidade sobre uma bandeira unica e totalitária, a tal Nova Ordem Mundial. No fundo dessa explosão vemos uma cidade cheia de prédios comerciais, simbolizando a destruição de uma forma de religião em prol da religião do dinheiro. De dentro da sinagoga saem corvos, alguns dos significados disso podem ser: num aspecto negativo a morte ou mal presságio, ou em um aspecto positivo a metamorfose. Acredito que possa ser no sentido de metamorfose, pois logo em seguida outro simbolo de metamorfose é queimado pelo Fogo da Verdade, uma borboleta branca.

spirit_bigNos encontramos novamente com “O Dançarino”, que segundo o site oficial, antes se chamava Sadness (Tristeza), mas agora foi puxado para o fogo que o purifica e transforma ele no “Guardião da Chama”, chamado agora de L’enfant Bleu (A Criança Azul em francês). Na cena seguinte uma mão chora com seu filho morto no colo, a explosão nuclear no fundo representa os conflitos no oriente médio. Um escaravelho (que representar a morte e o renascimento para os egípcios) anda pela cabeça do garoto morto. Logo após, outra criança sofre as consequências da guerra, acredito que essa seja uma referencia aos conflitos na Africa, onde as crianças são forçadas desde cedo a se prostituirem e lutarem nas guerras.

prostando vai guria!Um trabalhador é consumido por uma gosma verde, junto a um martelo e uma foice, símbolos associados ao comunismo. No site diz: “Após anos de exploração econômica e degradação do ambiente, Juan decididamente sente que está afundando.”. Enquanto isso, uma moça protesta contra as tirânicas maquinas de guerra usando uma bandeira branca, que simboliza paz para alguns mas para outros é rendição. Na jaqueta da guria há um tigre, que simboliza de maneira positiva a força, coragem, ferocidade, a liberdade, e de maneira negativa simboliza o orgulho, o perigo e a crueldade. Em seu rosto há duas tatuagens, uma é um simbolo anti armas nucleares, e o outro é um coração vermelho. A Morte (vestida como um mágico, talvez representado o “outro mundo” que enxerga o teatro que é essa realidade) chama ela para prestar atenção no céu, além da realidade mundana, talvez dizendo para ela que não vale a pena perder a vida batendo de frente contra a maquina, as mudanças precisam vir de dentro das pessoas.

christ_bigO Fogo da Verdade atravessa uma neblina sombria, enquanto Drako tenta de maneira descontrolada induzir Ludovic a sentir medo, na intenção de bloquear o seu despertar. O corpo atrás do Fogo da Verdade passa por uma estrutura que simboliza o “Tempo e Espaço”, as ilusões fundamentais para esse plano de existência em que vivemos, e na medida que ele atravessa as ilusões se desfazem como fumaça e só a imagem do cosmos fica no fundo. Agora ele entra no que aparentar ser uma boca (por causa da úvula iluminada), acredito que isso simboliza a entrada na cabeça/mente do ser humano. Nota-se que o local está desmoronando, pois o velho precisa ser destruído para o novo poder surgir. Mesmo enquanto tudo parece estar perdido L’enfant Bleu continua a dançar na fogueira, agora usando a marcara do deus hindu Shiva (alguns dizem que é sua contraparte feminina Kali), a representação da “Destruição”, mas como a própria divindade conta em uma história, ele prefere ser chamado de “Transformador” e não “Destruido”, pois a sua função é sempre purificar e abrir espaço para uma nova criação. De volta ao barco de Anubis, vários peixes pretos são trazidos para dentro do barco e a luz começa a entrar dentro desse local, talvez simbolizando o tal “fim da Era de Peixes” e inicio da “nova era“, a Era de Aquarius.

igreja expostaUma mão divina surge do céu e ilumina uma igreja cristã com um coração mal iluminado, a “velha prostituta” que vendeu o verdadeiro poder do coração e corrompeu os ensinamentos que unem a humanidade, criando mais conflito entre nós. Agora exposta pela luz ela se envergonha. No site diz: “O ponto de sofrimento de Madame Q é o sexo. Seria repressão ou indulgencia? Não sabemos, mas certamente há vergonha ai.”.

jesus conscienciaO “Jesus Cósmico”, em meio aos pedaços caindo sobre sua cabeça, atravessa um portal marcado por duas faixa que se assemelham ao DNA, esse portal o leva ao fim da ilusão de individualidade, representado de maneira simbólica a vários homens de terno e sem vida. Drako foge desesperado, pois percebeu que a humanidade está despertando. Ludovic é deixado com sua cabeça oca, mas parece estar decidido a buscar algo melhor. A Morte alegremente age como maestra da sinfonia da vida mundana. O garoto morto “volta a vida” fazendo a famosa dança de união com a divindade interior dos Sufi. Agora a câmera (ou seja, o observador, a consciência) abrange todo o cenário, trazendo uma visão do todo. L’enfant Bleu pratica uma dança que engloba simbolicamente todos os 4 elementos e finalmente sem usar mascara ele se ilumina, simbolizando o “quinto elemento”, o vazio.

newdawnO Fogo da Verdade finalmente sai da caverna, e na saída vemos um tipo de demônio, mas tudo é deixado para trás enquanto a água (que na filosofia Budista é muitas vezes associada a mente) é purificada pelas Flores de Lótus. E finalmente a consciência da humanidade acorda, a coroa de espinhos (a prisão do sofrimento) se desfaz, enquanto no fundo uma igreja católica desmorona, representação simbólica do fim do controle institucional sobre a espiritualidade, a verdade está acessível a todos dentro de si mesmos, e não mediante religiões manipuladoras e gananciosas. O sol nascente elimina as piramides, os últimos resquícios das estruturas hierárquicas que reprimem o potencial verdadeiro da humanidade pelo bem do controle e um falso poder.

 

Outras analises aprofundadas:

 

Postagem do site relacionada ao assunto: Documentário – Os Segredos do Ocultismo 

Compartilhar:

About Bernardo Sommer

Tudo que sei é que nada sei, pois o certo é duvidoso mas a duvida é certa. Mantenho a mente aberta.