Mais que Mel: A Importância das Abelhas na Vida do Planeta

mais que mel“Sem as abelhas, o homem pode desaparecer em quatro anos”, disse Albert Einstein, numa previsão catastrófica, na primeira metade do século 20.

Como já mostramos anteriormente, a maioria das pessoas desconhece que as abelhas cumprem um papel infinitamente mais relevante que apenas produzir mel: são os melhores e mais eficientes agentes polinizadores da natureza, responsáveis pela reprodução e perpetuação de milhares de espécies vegetais, produzindo alimentos, conservando o meio ambiente e mantendo o equilíbrio dos ecossistemas.

A polinização das abelhas é fundamental para garantir a alta produtividade e a qualidade dos frutos em diversas culturas agrícolas pelo planeta. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 85% das plantas com flores das matas e florestas e 70% das culturas agrícolas, dependem dos polinizadores.

Nos últimos 15 anos, 50% a 90% das abelhas sumiram do nosso planeta. Causas naturais e produtos agrotóxicos certamente são responsáveis por isto, mas ainda não são o principal motivo por uma queda tão assustadora no número destes insetos.

O documentário Mais que Mel, indicado ao Oscar de 2014 como melhor filme estrangeiro, investiga as causas do desaparecimento das abelhas, trás em detalhes como funciona a produção de mel pelo mundo e alerta sobre a importância desses insetos para o meio ambiente, lembrando que sem a polinização feita por elas, a maioria das nossas frutas e legumes desapareceriam completamente da Terra.
 
Confira abaixo o filme completo e legendado:



 

Compartilhar: