O Show de Truman

o-show-de-truman2Para alguns o filme é uma representação espiritual metafórica da ilusão que chamamos de realidade, já outros preferem ver como uma critica simbólica contra a cultura da sociedade ocidental, ou seja, levando para um lado mais social do que esotérico. Independe do que for, o filme parece funcionar como uma mancha de Rorschach, ambos os modos de ver podem fornecer interessantes insights sobre esses temas.

O filme mostra a vida de Truman Burbank (Jim Carrey), um homem que não sabe que está vivendo numa realidade simulada por um programa da televisão, transmitido 24 horas por dia para bilhões de pessoas ao redor do mundo, como uma forma de Big Brother, com a diferença de que todos os participantes estão cientes dos papéis que precisam exercer e conspiram para manter o protagonista preso na ilusão de que sua vida é real.

Sinopse Oficial: “O vendedor de seguros Truman Burbank vive em Seaheaven, um paraíso terrestre onde todos parecem conviver em perfeita harmonia. Mas, seu casamento com Meryl (Laura Linney) não anda muito bem e, pra piorar, ele sente-se constantemente vigiado. Decidido a investigar se realmente o estão espionando, Truman começa a perceber uma séries de situações estranhas, que aguçam ainda mais suas dúvidas e levam-no à descoberta: sua vida é um show de TV.
Abandonado pelos pais ainda bebê, Truman é adotado por uma rede de televisão que o cria num mundo irreal: a cidade onde vive é um imenso cenário, sua esposa, amigos, vizinhos, todos são atores contratados. Sua vida é uma farsa, acompanhada por milhares de telespectadores.
A partir de então sua luta é para libertar-se e poder viver verdadeiramente.”

Para uma analise mais detalhada do filme visite:
Cinema Secreto: CineGnose

Título Original: The Truman Show
Direção: Peter Weir
Gênero: Comédia Dramática
Ano de Lançamento: 1998
Duração: 103 min
País: EUA

Download Filme + Legenda

Compartilhar:

About Bernardo Sommer

Estudante de Psicologia, Neurolinguística e praticante das artes do Mentalismo.