Pensamentos de Gandhi para um mundo melhor

GandhiSe cada um de nós pudesse retomar (e colocar em prática) o melhor dos mais destacados pensadores, com certeza a humanidade iria em outra direção.

Mohandas Karamchand Gandhi foi um ativista político como poucos, cujo exemplo praticamente não encontrou comparação. Como um pensador consequente, Gandhi não só se dedicou a expor suas ideias, senão que, além disso, foi o próprio exemplo delas, levando uma vida pacífica, simples e solidária com os mais necessitados de seu país, a Índia.

A seguir, compartilharemos alguns dos pensamentos mais notáveis desta grande referência moral a quem, comumente, chamamos “Mahatma” (“Alma Grande”).
 
Amor, Vida e Perdão
Gandhi falava de amor como sentimento humano; não se referia somente ao amor entre casais, falava sobre os filhos, os amigos, os vizinhos, o amor universal para com todo o gênero humano. Ele se comparava como exemplo, sendo solidário com seus congêneres humildes e em desgraça.

Também professava o perdão como “um atributo dos valentes”, enfatizando que “o fraco nunca pode perdoar”. Você já conheceu pessoas que preferem viver no ressentimento, antes de perdoar aqueles que as ofenderam? Gandhi perdoava seus perseguidores e tinha o valor de defender seus princípios para seguir seus ideais.
 
O Produto da Terra e a Cobiça do Homem
Gandhi sempre viveu em humildade, sem ostentações e com uma grande simplicidade. Uma de suas máximas era que “a terra oferece o suficiente para satisfazer a necessidade humana, mas não a cobiça do homem”. A devastação de terras e a super exploração de recursos são uma amostra do que Gandhi queria expressar com esta simples frase.
 
As Religiões e seus Seguidores
Hoje em dia existem milhares de religiões com os melhores princípios. Mahatma Gandhi falava das contradições nas quais costumam cair os praticantes de qualquer religião, que se comportam de maneira contrária ao que indica a religião que professam. Gandhi dizia: “Seu Cristo me agrada, mas não seus cristãos, porque eles não se parecem com seu Cristo”.



 
Perseverança para Alcançar seu Propósito
Muitas pessoas ficam na metade do caminho de sua meta quando encontram obstáculos. Não são capazes de avançar em meio as adversidades e preferem desistir.

Em uma de suas máximas, Gandhi expressa os passos para conseguir o que você propõe a si mesmo: “Primeiro lhe ignoram, logo riem e depois lutam contra você. No final, você ganha.”
 
Você tem Consciência do que Pensa?
Falar e fazer nem sempre andam juntos. Com certeza, você já encontrou indivíduos que se dizem pacíficos, mas que não agem de acordo com seus dizeres. Ou aqueles que se dizem humildes, mas são ostentosos. Mas também há aqueles que desfrutam a vida fazendo exatamente o que dizem, e parecem ser os que vivem de maneira mais harmoniosa.

Era a isso que Gandhi se referia quando dizia: “A felicidade é quando o que você pensa, diz e faz concordam em harmonia”.
 
A Vingança Cega o Mundo
Vingar-se contra aqueles que te ofenderam nem sempre é a melhor situação. Na maioria das vezes, a vingança gera mais violência e tem um problema: nunca acaba. Gandhi refletia sobre isso: “Seguir a lei do olho por olho termina cegando o mundo”.
 
Você consegue imaginar como seria o mundo se todos seguissem essas máximas?
 
(Via: O Segredo)
 

Compartilhar: