Zeitgeist II – “Addendum”

tumblr_lrd7rs7s6U1qflcfao1_500Com a grande repercussão de Zeitgeist I de 2007 (o filme foi visto por mais de 50 milhões no Google Vídeos, sem contar diferentes formatos de distribuição), Peter J. encontrou incentivo e energia para produzir uma continuação, chamada de Zeitgeist: Addendum (2008). Lançado em 2008 o filme discute temas recorrentes na sociedade mundial, como a globalização, poder de instituições financeiras e degradação moral e material da humanidade.

A hora do lançamento de Zeitgeist Addendum não podia ser mais apropriada. O mercado financeiro dos Estados Unidos havia quase se deteriorado, perto de causar um colapso na economia mundial. E o filme mostra justamente esse sistema financeiro falido, que explora a mão-de-obra trabalhadora que perdeu toda sua economia para tal sistema. Outro ponto amplamente discutido sobre Addendum é o Projeto Vênus, que sugere uma sociedade livre, sem os trabalhos que conhecemos hoje, leis mal formuladas e obsoletas, onde máquinas tem um papel importante, se não fundamental na produção e manutenção da sociedade.

Muitos apontam o paralelo entre o filme e o socialismo de Karl Marx, mas devemos lembrar mais uma vez que não se trata de fazer quem assiste engolir uma “nova verdade” e sim determinar novas ideias para montarmos novas perspectivas. É um documentário instigante e joga novas luzes na ordem mundial.

Assista e tire suas próprias conclusões.

OBS: Os últimos 40 minutos do filme é uma mini biografia de Peter Joseph, que foi anexada pela pessoa que editou e legendou o filme para o português.

Documentário Completo e Legendado

 

Veja também o terceiro filme da trilogia: Zeitgeist – Moving Forward

 

 

Compartilhar:

About Bernardo Sommer

Tudo que sei é que nada sei, pois o certo é duvidoso mas a duvida é certa. Mantenho a mente aberta.